Prevista para iniciar operações no segundo semestre de 2024, a unidade permitirá à marca acelerar o seu plano de expansão no País.

A Bajaj Auto Limited, gigante indiana do setor de motocicletas, está empenhada em fortalecer ainda mais sua atuação no Brasil. Com um olhar estratégico voltado para expansão e crescimento, a empresa anuncia a criação de sua própria fábrica de motocicletas no país.

A nova planta, será implantada na cidade de Manaus (AM), tornando-se a primeira fábrica da marca fora da Índia.  A estratégia da Bajaj é atender à crescente demanda pelas amadas motos Bajaj no Brasil e com isso, ampliar sua rede de concessionárias em território nacional.

Rakesh Sharma, Executive Director da Bajaj Auto Limited, enfatiza que a fabricação local no Brasil, o maior mercado de motocicletas na América Latina, permitirá à empresa capturar valiosos “insights” sobre o desenvolvimento de produtos e o comportamento do consumidor. Essas informações preciosas impulsionarão a presença da marca em toda a região.

A instalação, estrategicamente situada em Manaus, terá uma capacidade produtiva inicial de 20 mil unidades por ano, um passo decisivo para diversificar e enriquecer ainda mais a linha de motocicletas disponíveis para o mercado brasileiro. A inauguração está prevista para ocorrer dentro dos próximos 12 meses.

“Compreendemos que o Brasil é singular em seu tamanho e complexidade, exigindo uma abordagem de longo prazo. A criação da fábrica local reflete a continuidade da nossa visão estratégica”, revela Sharma, destacando a dedicação da empresa em se estabelecer como parte integral do cenário brasileiro.

A Bajaj chegou ao Brasil recentemente, no final do ano de 2022, e atualmente atua com três modelos distintivos – Dominar 160, Dominar 200 e Dominar 400 – sendo montados no Polo Industrial de Manaus (AM) em colaboração estratégica com a Dafra.

Essa parceria vital permite que a Bajaj do Brasil se concentre nas atividades comerciais e no atendimento aos clientes durante o primeiro ano de operações. Rakesh Sharma reitera a importância dessa colaboração, prevendo uma contínua sinergia para enriquecer suas operações de montagem.

Essa notável dedicação à construção da marca e ao desenvolvimento da rede de concessionárias tem gerado resultados impressionantes. Desde o início das operações, cerca de 2.000 motocicletas Bajaj já foram entregues em solo brasileiro. A empresa já opera em oito concessionárias, sendo elas:

  • 5 no estado de São Paulo: 2 unidades na capital, 1 em Campinas, 1 em Jundiaí e 1 em Santo André;
  • 1 em Santa Catarina (Florianópolis);
  • 1 no Rio de Janeiro (Rio de Janeiro);
  • 1 no Distrito Federal (Brasília) que foi inaugurada recentemente.

A empresa planeja novas lojas nos próximos meses em Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA), e até o final do ano também chegará à região Norte.

“A rápida expansão da nossa rede e os bons volumes entregues aliados ao feedback qualitativo dos atuais e potenciais consumidores foram fundamentais para encorajar a Bajaj Auto Limited a passar para a próxima etapa da nossa estratégia”, afirma Waldyr Ferreira, Country Manager da Bajaj do Brasil.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br